domingo, 18 de abril de 2010

Primeiro Dia

Rio, 13 de Abril de 2010
Comprei minha bicicleta no mês passado, mas as chuvas, falta de equipamento de segurança adequado e as preocupações da namorada me fizeram adiar o projeto de ir ao trabalho de bicicleta. Decidi quando vi na balança do banheiro que estava uns quinze quilos acima do meu peso. Assustado, decidi por meu plano em prática. Meu ultimo check up médico era animador, pressão de garoto, pouco estresse no trabalho... Beleza!
Beijei a namorada preocupada e saí.O primeiro obstáculo era o elevador. Minha bicicleta é de passeio, com guidom largo, mal passa na porta. Decidi descer oito andares com a bicicleta na mão. Tranquilo. Os Pneus estavam um pouco vazios, parei num posto e enchi. Peguei a ciclovia na Princesa Isabel  sem um trajeto pré estipulado.

No Buraco da Carlota outro obstáculo: Um menor que dormia na ciclovia quase enviesado na pista, enrolado num cobertor. Consegui desviar mas poderia não ter conseguido e ia acabar machucando o garoto eu a mim mesmo. A ciclovia no curto trecho da Urca é bastante bem sinalizado, o perigo é a entrada e saída de carros  mos postos de gasolina. Ao longo do trecho que atravessa a enseada de botafogo até o aterro desníveis, rachaduras e no fial, já perto do Aterro, um buraco interrompe a pista. No aterro O asfalto sem buracos o vento que vem do mar e as arvores fazem um belo visual. Muito bom passar por ali antes de seis horas num escritório.
Cheguei ao MAM cerca de quarenta minutos depois de começar a pedalar. Atravessei aquela ponte em frente ao museu e com meu camelo preto fosco entrei pela Calógeras. Aí meus problemas comaçaram.
Entrei por uma rua pela contra-mão acreditando ser mais seguro. Ledo engano. Eu não contei com o fato de que os pedestres só olham na direção em que os carros vem. Desci até o final da Rua da ABL e atravessei a primeiro de março. Se o Inferno tivesse um apelido, certamente seria Primeiro de Março entre dez e meio dia. O código nacional de trânsito determina uma distância que os carros devem manter de um ciclista. Pois na Primero de Março parece que pegaram o código de trânsito e limparam a bunda. é um tal de ônbus te jogando na calçada. carros  te fechando, como se tu fosse algo a ser eliminado. Consegui chegar até o Paço, atravessei no sinal, encontrei com o Carequinha, que estava indo pra UFF e tomei o Rumo do trabalho pela  rua da quitanda, pensando já em uma alternativa para meu trajeto.
Na volta resolvi passar no Plano B e saí da Candelária pala Rio Branco e entrei novamente na Rua da Quitanda. fui até a esquina com  a Rua da Assembléia, sem maiores problemas e entrei na Carioca. Uma camionete , na altura da Praça Tiradentes resolve provar que é possível colocar dois corpos no mesmo lugar no espaço me usando como cobaia. por sorte consegui desviar a tempo. Depois desse susto, decidir ir pela calçada com o camelo na mão e entrei pela Lavradio, dobrei na Rua do Senado e atravessando a Gomes Freire sem problemas, cheguei no Plano B. Parei um pouco lá e saí antes que escurecesse. Desci a Riachuelo, Mem de sá e Rua do Passeio até a Rio Branco. Dobrei para a Avenida Presidente Wilson( Ou Beira Mar. Sei não...), atravessei na pontezinha e voltei pelo aterro, passei por  quatro cavaleiros da PM o que me deu alguma tranquilidade  e fui pra casa sem maiores sobressaltos, cheguei na porta do prédio coloquei a bicicleta no ombro e subi os oito andares que se punham entre eu e um chuveiro gelado. Cheguei quase morto no oitavo andar. Tirei a roupa suada e caí na água. Namorada chegou mas acabei apagando antes que ela pudesse me dizer boa noite. Mas estava satisfeito e queria repetir a dose.

5 comentários:

  1. bah, oito andares com a bici nas costas. e no mais, só aventura.
    todos os posts aí deviam terminar com "continua..."
    abs

    ResponderExcluir
  2. Bem. Parecia que eu tava subindo o K2. Sem oxigênio, musculos da pera estourando...

    ResponderExcluir
  3. Agora tou devendo o post da namorada preocupada em casa, se roendo de preocupação, porque pedalar na Primeiro de Março né moleza não...

    ResponderExcluir
  4. agora sim a história está completa! afinal te encontrei no primeiro dia dessa sua épica odisséia!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir